Transformação digital no setor de análise ambientais: A tecnologia a favor do cliente e do meio ambiente

Entendendo a transformação digital como um processo tecnológico que usa ferramentas digitais para solucionar questões “analógicas”, cada vez mais as empresas estão digitalizando acessos.

O impacto da transformação digital está em todos os setores. Diretamente ligado à análise de dados, redução de custos, otimização de recursos, mitigação de impactos ambientais, entre outros, a transformação digital é uma questão de sobrevivência para qualquer negócio.

Na esfera ambiental, a transformação digital tem contribuído significativamente não só por meio de equipamentos tecnológicos de análise de precisão, como também por meio de monitoramento e análise de dados. Aquecimento global, qualidade do ar, contaminantes de solo, alimentos, água. Em outras palavras, laudos cada vez mais precisos sobre passivos ambientais, licenças, entre outros.

Dentro da estratégia para implantar qualquer ação de transformação digital em uma empresa, é essencial uma equipe com expertise para operar as mudanças. Uma boa liderança de TI – Tecnologia da Informação, saberá identificar talentos para mapear o que os clientes buscam e gerar valor por meio da inovação, segurança de dados e garantir competitividade no mercado.

Dito isso, dentro do universo das análises ambientais, a proposta para melhorar a experiência do cliente com a ajuda da tecnologia tem tomado caminhos plurais. Além dos equipamentos tecnológicos para reduzir cada vez mais o tempo de resposta e promover ainda mais precisão de resultados, já existem, por exemplo, e-commerces específicos para solicitar uma análise ambiental.

Transformação digital e tecnologia em laboratórios de análises ambientais

Dentro de um contexto geral, relacionado à transformação digital e tecnologia, para ser referência em qualidade, precisão e eficiência, um laboratório de análises ambientais precisa ter ferramentas que consigam atender uma boa parte das demandas dos clientes 24x7x365. Ou seja, atender 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante os 365 dias do ano.

“Após a pandemia, as empresas começaram a demandar coisas em horários muito fora do comum. Assim, entendemos que ferramentas digitais poderiam ajudar nossos clientes a resolver parte de suas dúvidas ou problemas o tempo todo, sem depender de uma pessoa do outro lado.”, pontuou o diretor de TI da Mérieux NutriSciences, Willian Domingues.

Sendo assim, com foco em melhorar a experiência do cliente, a Mérieux NutriSciences tem usado tecnologias disruptivas para alcançar uma transformação digital plena. O time de TI segue empenhado em enxergar a experiência do cliente, não só do Brasil, como também nos países latino-americanos.

Particularidades do setor de análises ambientais

O entendimento que existem particularidades nas análises ambientais que exige interação singular entre cliente e atendimento, fez com que a transformação digital fosse além de uma “loja virtual”. Em outras palavras, foi preciso buscar alternativas humanizadas, ainda que com o uso da inteligência artificial, como por exemplo:

  • A criação de um novo “Portal do Cliente Mérieux”;
  • O uso de Chat BOT para acelerar o atendimento;
  • E a transformação do PABX para uma versão digital.

Assim, a Mérieux NutriSciences encontrou um caminho para estreitar a distância entre equipe e clientes. Contudo, para quem acredita que é um processo complexo demais, Willian Domingues afirma que “com as ações já implementadas e com as que estão em fase de teste, conseguimos entender claramente o quanto nossos clientes estão dispostos a ter soluções digitais. E mais, quais são os canais os quais eles preferencialmente interagem conosco.”

O especialista em tecnologia da informação comentou ainda que essa conquista se deu por meio de 3 projetos que serviram de base, considerando erros e acertos:

“A fase de teste é super importante. Isso serviu de base para criarmos, junto com o time de negócios, o novo Portal de Clientes, que em nossa visão facilitará muito a experiência digital do cliente Mérieux NutriSciences”.

No médio e longo prazo os investimentos não param. Atualmente, segundo o diretor de TI, nas unidades do Brasil existem 12 projetos de transformação digital com foco na experiência do usuário que estão em andamento.

“Destaco o novo portal do cliente que será uma grande inovação para a Mérieux NutriSciences em todos os países. E nosso PABX digital, que vai facilitar muito a comunicação.”

Transformação digital – reservas online nos laboratórios de análises ambientais

Assim como fazemos reservas de passagens aéreas, hospedagem em hotel, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, o novo portal do cliente tem uma nova experiência nessa fase da solicitação das análises ambientais. Conheçam a seguir o que significa Check-In e o Check-Out em um laboratório de análises ambientais.

Não é um portal de laudo e sim um novo portal do cliente. Diferente do portal de laudo em que o cliente entra apenas para baixar o resultado de sua amostra, o portal do cliente permite muitas funcionalidades. Por exemplo:

  • Fazer download dos títulos para pagar;
  • Analisar seus chamados junto ao Customer Care;
  • Aprovar as propostas comerciais, a medição de faturamento e as coletas logísticas.

Assim, um portal novo foi pensado, construído e colocado em prática para facilitar a vida do cliente e melhorar a experiência do usuário online.

Inovação e experiência do usuário – Check-In e Check-Out

As novas funcionalidades estão disponíveis no novo portal para facilitar a vida do cliente. O Check-In são experiências digitais enquanto o cliente está na fase comercial. Ou seja, negociando valores, amostras, análises etc.

“Existe uma fase intermediária que chamamos de Check UP. Quando a amostra do cliente chega e é analisada.”, explicou  Domingues.

Nessa fase, ainda segundo o diretor de TI, também existem várias experiências digitais. E, por último, o Check-Out, que é ‘quando o cliente paga a conta do hotel ou chega ao seu destino’. No caso do novo portal da Mérieux NutriSciences, é o momento em que as medições eletrônicas são enviadas para aprovação do cliente.

“Em termos de mudança, os dois sistemas trazem confiança para o nosso time, de que os dados estão corretos, de que o cliente está de acordo, e que suas análises serão feitas conforme o desejo dele.”, concluiu Willian.

A Mérieux NutriSciences tem seus laboratórios acreditados pelos órgãos ambientais e investe constantemente para melhorar seus processos internos. Sendo assim, caso você tenha alguma dificuldade de navegação no novo portal do cliente, entre em contato com nossa equipe

Escrito por

Mérieux NutriSciences

Como parte do Institut Mérieux, a Mérieux NutriSciences é um dos maiores grupos de laboratórios do mundo e se dedica a proteger a saúde dos consumidores, oferecendo uma vasta gama de serviços de análises laboratoriais às empresas e indústrias.

Receba nossas novidades