Na dúvida, foque no cliente

Pode parecer algo simples e obvio mas não é, o foco no cliente depende de um exercício diário e deve ser um assunto tratado de forma transparente e com maturidade por todos colaboradores.

A atuação em áreas mais técnicas ou de processos, implicam em um dia a dia com menos contato com clientes, mas sempre deve-se ter em mente que resolver os problemas de clientes, mesmo que indiretamente, é em última análise o papel de qualquer funcionário em qualquer empresa. Uma dica para desenvolver esta visão é observar e aprender com o time comercial como se pode melhorar na abordagem, na negociação, na comunicação…etc,etc.

Tanto que um dos principais pontos de atenção hoje para as lideranças nas empresas é desenvolver e acompanhar as equipes para que assumam de fato o protagonismo em ouvir e resolver os problemas reais dos clientes, e de preferência consiga antecipa-los, e o mesmo vale para os clientes internos, gerando assim um ciclo virtuoso daquilo que realmente importa em todos processos da empresa.

Pode parecer algo simples e obvio mas não é, infelizmente é mais comum que o foco dos profissionais esteja no próprio setor, nos próprios problemas, ou seja, foco no cliente depende de um exercício diário e um assunto tratado de forma transparente e com maturidade por todos colaboradores. Obviamente precisam ser respeitados critérios de qualidade, normativos e legais, mas ouvir o cliente e encontrar uma forma possível de atendê-lo deve permear as avaliações e decisões do dia a dia.

O cenário da pandemia trouxe ainda mais oportunidades e riscos neste aspecto, porém agora ou aprende-se rápido e exerce o foco no cliente como regra, ou os problemas podem se amplificar em um cenário mais competitivo e incerto.

Escrito por

Arnaldo Ribeiro

Biólogo, com 17 anos de experiência em laboratórios ambientais. Possui mestrado em Saúde Pública pela USP e MBA em Gestão de Produção pela FGV. Atuou na implantação de sistema de gestão da qualidade em 12 laboratórios, conforme norma ISO 17025. Conhecimento avançado em legislação de qualidade da água e atuação em análises hidrobiológicas, ecotoxicologia, análises microbiológicas e inorgânicas.

Receba nossas novidades