Mérieux NutriSciences amplia escopo acreditado de análise de alimentos segundo os requisitos da norma ISO/IEC 17025:2017

Unidade de Qualidade e Segurança de Alimentos de São Paulo/SP ampliou seu escopo de análises acreditadas pela American Association for Laboratory Accreditation (A2LA)

A American Association for Laboratory Accreditation (A2LA) concedeu ao laboratório de Qualidade e Segurança de Alimentos da Mérieux NutriSciences em São Paulo/SP a ampliação do escopo acreditado para análises químicas e microbiológicas em alimentos.

A acreditação foi concedida pelo órgão americano ao laboratório após a conclusão bem-sucedida do processo de avaliação realizado em outubro/2020.

O certificado de acreditação emitido pela A2LA à unidade de São Paulo se refere aos requisitos definidos pela norma ISO/IEC 17025:2017, e se trata de uma ampliação do escopo de análises, já que, em 2019, a A2LA já havia concedido a acreditação inicial ao laboratório.

Na ocasião, aliás, a unidade em questão tornou-se o primeiro laboratório no Brasil a ser acreditado na área de ensaios laboratoriais pelo órgão.

Qual a importância de receber essas novas acreditações da A2LA?

Localizada nos Estados Unidos, a A2LA é um organismo de acreditação independente, sem fins lucrativos e reconhecido internacionalmente. É signatária de acordos internacionais, tais como: International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC); Asia Pacific Accreditation Cooperation (APAC); Inter-American Accreditation Cooperation (IAAC); International Accreditation Forum (IAF). Seu objetivo é se dedicar ao reconhecimento formal de laboratórios competentes de teste e calibração, órgãos de inspeção, provedores de ensaios de proficiência e produtores de material de referência.

Onde a acreditação, é o reconhecimento formal de um órgão autorizado, como a A2LA, de que um organismo de Avaliação da Conformidade (OAC), atende os requisitos especificados e é, portanto, competente para realizar tarefas específicas.

Quais são os novos ensaios acreditados?

Os ensaios que estão inclusos na extensão do escopo acreditado são, por exemplo, Enumeração de Listeria Sp. e Listeria Monocytogenes, Pesquisa de Cronobacter Spp. e Determinação de Enterotoxina Estafilocócica.

Além disso, integram a lista também Pesquisa de Listeria Spp., Contagem de Enterobactérias por Petrifilm, Contagem de Coliformes Totais, Termotolerantes e E-coli por Petrifilm, e Contagem de Bactérias Mesófilas Aeróbicas por Petrifilm.

Fazem parte ainda da nova lista de testes acreditados, Determinação de Diquat e Paraquat por LC-MSMS, Determinação de Ditiocarbamatos por GC-MS, Vitamina C por HPLC e Fibra bruta.

Por fim, também houve a adição de dois alergênicos, sendo eles Amêndoa e Castanha de caju, e um detalhamento quanto a lista de Pesticidas analisadas para as quatro diferentes matrizes acreditadas do laboratório (ver escopo completo aqui).

Como as novas acreditações reforçam o compromisso da Mérieux NutriSciences com a qualidade e segurança de toda a cadeia alimentar?

Além de reforçar a qualidade aplicada a todos os testes realizados pelo laboratório, a Coordenadora da Garantia da Qualidade, Inajara Juliano, destaca que alguns dos ensaios recentemente acreditados ganham ainda mais relevância para a indústria de alimentos. Isso porque, tais análises se tornaram obrigatórias na recente legislação, Resolução – RDC n. 331/2019 e da Instrução Normativa n. 60/2019, da Anvisa, as quais discorrem sobre padrões microbiológicos para alimentos. As normas entraram em vigor em 26 de dezembro de 2020.

A conquista dessa acreditação reforça ainda, o compromisso da Mérieux NutriSciences em proteger a saúde dos consumidores. E, além disso, reconhece seu empenho em trabalhar pela qualidade de seus processos e procedimentos. Afinal, é isso que lhe possibilita oferecer soluções em análises e estudos com resultados 100% confiáveis.

Sobre a Mérieux NutriSciences

Um player mundial em segurança e qualidade alimentar há mais de 50 anos, a Mérieux NutriSciences está presente em 26 países através de mais de 100 laboratórios. Como parte do Institut Mérieux, a Mérieux NutriSciences oferece soluções analíticas e de desenvolvimento de produtos para prevenir riscos à saúde relacionados aos alimentos e ao uso de produtos de consumo diário. A empresa também oferece soluções digitais como parte de sua unidade de negócios dedicada.

 

Para mais informações entre em contato conosco!

(11) 5645 4700
alimentos.br@mxns.com

Ou solicite atendimento virtual aqui.

Escrito por

Mérieux NutriSciences

Como parte do Institut Mérieux, a Mérieux NutriSciences é um dos maiores grupos de laboratórios do mundo e se dedica a proteger a saúde dos consumidores, oferecendo uma vasta gama de serviços de análises laboratoriais às empresas e indústrias.

Receba nossas novidades