Experiência do Cliente é prioridade nas Iniciativas de Transformação Digital

Para melhorar a experiência do cliente em qualquer negócio, atualmente, em algum momento você vai se deparar com ações que envolvam a transformação digital. O core de tecnologia faz parte do setor de análises ambientais há muito tempo. Por isso a familiaridade com a transformação digital é algo que acontece naturalmente.

Ferramentas digitais que solucionam demandas analógicas. Digitalização de acessos e de processos. Armazenamento de dados na nuvem. Base de dados de clientes com técnica de criptografia. Integração de dados entre equipamentos. Laudos com assinatura eletrônica. Enfim, tudo pensado para melhorar a experiência do cliente, tanto interno quanto externo. Contudo, para que essa experiência seja positiva, é essencial que haja um departamento de TI.

Antes de mais nada o pessoal de TI – Tecnologia da Informação, garante segurança na transformação digital. Ou seja, tem conhecimento técnico para assegurar os dados sensíveis em sistemas com maiores camadas de proteção contra invasões cibernéticas. Além disso, os profissionais de TI também atuam no desenvolvimento de soluções tecnológicas que promovem a melhor experiência do cliente.  

Há mais de 50 anos no mercado, a Mérieux NutriSciences atuou em diversos setores até, posteriormente, expandir para esfera ambiental. Atualmente investe na transformação digital de todos os segmentos em que se faz presente. Nas análises ambientais, tanto de seus laboratórios quanto em inovação para melhorar a experiência do cliente no ambiente digital, os investimentos não param.

Recentemente a empresa lançou o novo portal do cliente, com novas funcionalidades. Atualmente, o cliente consegue acompanhar algumas etapas da sua análise, como por exemplo a checagem de agenda para monitorar quando o laudo ficará pronto e acessá-lo remotamente. Veja a seguir um pouco mais sobre as ações que envolvem a transformação digital dentro da Mérieux NutriSciences

Plataformas Digitais pensadas para melhorar a Experiência do Cliente

Para complementar esse conteúdo sobre a experiência do cliente no contexto digital, fizemos um bate bola com o diretor de TI da Mérieux NutriSciences América do Sul, Willian Domingues. Veja a seguir:

1 – Quais tecnologias disruptivas a Mérieux NutriSciences tem usado para alcançar uma transformação digital plena?

Estamos testando diversas ferramentas para descobrir quais têm maior aderência com nossa necessidade. Fazer transformação digital requer que façamos diversos testes. Até o momento estamos testando ferramentas de lowcode, desenvolvimento de aplicativos mobile específicos, business intelligence e ChatBots com algum recurso de inteligência artificial. Contudo, em termos de infraestrutura, todo o nosso ambiente computacional está na nuvem desde 2019.

2 – O portal do Cliente Mérieux é um e-commerce de análises ambientais? Como funciona e quais diferenciais você destacaria?

Não. O Portal do Cliente é um site onde o cliente encontra todas as experiências digitais num único lugar. Ele conseguirá baixar laudos, checar agendas de coleta, aprovar propostas comerciais, aprovar pré-fatura, abrir chamados no customer care, entre outras funcionalidades.

3 – Além de fazer download dos títulos para pagar, analisar os chamados junto ao Customer Care e aprovar as propostas comerciais, a medição de faturamento e as coletas logísticas, quais são as outras funcionalidades do portal do cliente Mérieux?

Nesta versão estão basicamente essas funções, que atualmente são todas manuais. Até outubro deste ano lançaremos um ChatBot com I.A. que ajudará o usuário com seus problemas e dúvidas.

4 – Quais foram as tecnologias aplicadas no novo portal, pensando em usuários PCD?

O portal foi analisado e construído por um especialista em UX. É totalmente responsivo, sendo executado em qualquer equipamento ou celular. Além disso, permite que seja aplicado ZOOM para facilitar a visualização. Também usamos o conceito de mobilidade reduzida e o foco dirigido que mostra em destaque as informações mais relevantes.

5 – Poderia descrever as experiências digitais do check in, check up e check out do novo portal?

O usuário conseguirá ver todos os dados que compõem a sua proposta comercial (Check in) e interagir com o sistema informando se está de acordo ou não. O padrão que o portal oferece é estar de acordo, o que pode fazer com que o check in seja aprovado com um único clique. O Checkout tem experiência semelhante. O usuário poderá analisar sua pré fatura e com um único clique, aprovar ou contestar.

6 – O que a versão digital do PABX da Mérieux NutriSciences tem de disruptivo?

É uma plataforma totalmente digital, a fim de reduzir a distância entre nós e nosso cliente. O sistema permite uma gestão eficiente do time de customer care sobre seu time, porque existem dashboards que mostram a efetividade das ligações, como por exemplo: tempo de uso, tempo de espera, etc. Além disso, o nosso colaborador poderá levar seu ramal com ele em seu celular ou para sua casa.

A ferramenta click to to call permitirá que nosso cliente fale conosco com apenas um clique. O click to call estará disponível em todas as assinaturas de email e também no portal do cliente.

7 – Além do portal e do PABX, quais outros projetos de transformação digital com foco na experiência do usuário estão em andamento e você pode dar um spoiler?

Em suma, acho importante mencionar dois. Reforçar o e-commerce e também posso antecipar que estamos trabalhando num protocolo de comunicação de sistemas. Em outras palavras, isso permitirá que nossos clientes tenham dashboards de seus dados na internet.

Tecnologia e Meio Ambiente – quando essa relação começou?

Embora quando se fala em tecnologia, atualmente o contexto nos leve para telas e conexões wifi, o conceito vai depender do contexto onde a palavra está inserida. Aqui estamos tratando da tecnologia como mecanismo que envolve conhecimento técnico e científico para melhorar a experiência do cliente. Ou seja, estamos falando de telas, mas também de uma tecnologia que não necessariamente se vê, entretanto, é possível experienciar.

A relação da tecnologia com o meio ambiente é bem antiga. Do ponto de vista da ciência e dessa contribuição ao propósito do meio ambiente, um exemplo prático e que muitos conhecem é o trabalho do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas. Criado no início da década de 60, o instituto federal brasileiro, se dedica à pesquisa e exploração espacial. Em outras palavras, atua na captação de informações via satélite, onde processa e distribui esses dados captados a fim de promover desenvolvimento sustentável e preservação dos recursos naturais. Além disso, oferece cursos de pós graduação nas áreas de:

  • Astrofísica;
  • Ciência do Sistema Terrestre;
  • Geofísica Espacial;
  • Computação Aplicada;
  • Meteorologia;
  • Sensoriamento Remoto e Engenharia;
  • Tecnologia Espaciais.

Depois disso, inegavelmente chegamos à conclusão que não é de hoje que a tecnologia e a transformação digital contribuem na área ambiental. Por fim, a Mérieux NutriSciences segue com o intuito de fazer a nossa parte. Espero que tenham gostado do conteúdo e qualquer dúvida comente aqui ou, no momento em que precisar, entre em contato conosco.

Escrito por

Mérieux NutriSciences

Como parte do Institut Mérieux, a Mérieux NutriSciences é um dos maiores grupos de laboratórios do mundo e se dedica a proteger a saúde dos consumidores, oferecendo uma vasta gama de serviços de análises laboratoriais às empresas e indústrias.

Receba nossas novidades