Dia Mundial da Alimentação – Segurança dos Alimentos

O Dia Mundial da Alimentação destaca temas como fome, valores nutricionais e a segurança dos alimentos. Entenda como a segurança dos alimentos impacta no dia a dia na saúde dos consumidores.

Em 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação, a data deve-se à criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), lá em 1945. 

A data é também um momento de avaliação e reflexão, de temas como fome, valores nutricionais e a segurança dos alimentos.

A celebração acontece em vários países do mundo. Segundo a FAO, a data, assim como a organização, tem por objetivos alcançar a segurança alimentar e garantir que todos tenham acesso a alimentos de alta qualidade.

Muito se fala de alimentação saudável, mas mais do que ter todos os nutrientes no prato ou durante as refeições, é importante ter a certeza que, desde a matéria prima ao alimento pronto para consumo, você está seguro.

Segurança dos Alimentos

O termo “Segurança dos Alimentos” é a tradução do termo em inglês “Food Safety”. Usado para indicar a prática de medidas que permitem o controle de qualidade e segurança, quanto a entrada de agentes que podem promover risco à saúde ou integridade física do consumidor, nos alimentos comercializados. 

É uma forma de ter controle sobre todas as etapas da cadeia produtiva, da manipulação, preparo e até o consumo. Essa preocupação é, uma estratégia de permanência no mercado, mas principalmente uma garantia para o consumidor, ao indicar que o alimento que será consumidor está saudável livre de contaminantes físicos, químicos e biológicos.

A Saúde dos Consumidores

A Mérieux NutriSciences, líder em Food Safety no mundo, se dedica melhorar a segurança dos alimentos e a sua qualidade por meio de pesquisas nutricionais, excelência científica e inovação.

Atuamos com análises que acompanham toda a cadeia produtiva. Da matéria-prima aos produtos acabados. Nossas análises auxiliam na tomada de decisão da indústria, garantindo alimentos seguros e saudáveis para o consumidor. Os testes de segurança e qualidade, são nossa especialidade, como parceiros líderes na indústria alimentícia global.

Oferecemos um vasto portfólio de serviços de pesquisa, a fim de garantir a qualidade e segurança dos alimentos. Por exemplo, as análises de Microbiologia para o controle de patógenos e sua identificação nos alimentos e ambientes de produção.

Se você consome produtos como lácteos, frutas, legumes, grãos e cereais, ingredientes e aditivos, você é beneficiado por nossas análises, assim como o seu animal de estimação, pois também fazemos análises de pet food.

Outras formas de encontrar nossos serviços, é nas gondolas do supermercado, com Shelf Life (Vida de Prateleira), e nas tabelas nutricionais identificando as gorduras, proteínas, mineiras carboidratos e vitaminas.

Nossos profissionais estão aptos para auxiliar sua empresa no desenvolvimento e implementação do Plano de Segurança dos Alimentos, de acordo com a regulamentação vigente (como a RDC 331).

Se você deseja saber mais sobre nossos serviços oferecidos ou ficou com dúvidas, entre em contato. Nossos especialistas estão prontos para ajudar a sua empresa entregar produtos seguros aos consumidores. 

Solicite um contato virtual aqui ou fale com nossos especialistas pelo telefone  +55 (11) 5645 4700 ou e-mail alimentos.br@mxns.com  

Escrito por

Mérieux NutriSciences

Como parte do Institut Mérieux, a Mérieux NutriSciences é um dos maiores grupos de laboratórios do mundo e se dedica a proteger a saúde dos consumidores, oferecendo uma vasta gama de serviços de análises laboratoriais às empresas e indústrias.

Receba nossas novidades