DBO e DQO

As demandas bioquímicas de oxigênio (DBO) e a química de oxigênio (DQO) em relação à matéria orgânica na análise de águas e efluentes.

A Demanda Química de Oxigênio, identificada pela sigla DQO, é um parâmetro indispensável nos estudos de caracterização de esgotos sanitários e de efluentes industriais. Avalia a quantidade de oxigênio dissolvido (OD) consumido em meio ácido que leva à degradação de matéria orgânica.

A análise dos valores de DQO em efluentes e em águas de superfície é uma das mais expressivas para determinação do grau de poluição da água, necessidade e grau de tratamento, evitando propagação de doenças e bactérias. Reflete a quantidade total de componentes oxidáveis, seja carbono ou hidrogênio de hidrocarbonetos, nitrogênio (de proteínas, por exemplo), ou enxofre e fósforo de detergentes.

Porém, somente a DQO não consegue comparar 100% o conteúdo orgânico de um efluente, outros parâmetros são importantes para este processo, um deles é o DBO.

A análise da Demanda Bioquímica de Oxigênio, identificada pela sigla DBO, tem como intenção medir o efeito da amostra sobre o oxigênio disponível para organismos vivos nas águas em que os resíduos são descartados ou ainda avaliar a performance do processo de tratamento biológico de efluentes. Na prática, a DBO é uma medida empírica do oxigênio requerido pelas bactérias para decompor a matéria orgânica.

Por meio da análise de DBO que validamos a concentração de oxigênio, prevendo fenômenos com a hipóxia.

A hipóxia ocorre quando o nível de oxigênio dissolvido é reduzido causando danos à organismos aquáticos, além disso é responsável pela poluição de nutrientes vegetais, assim levando a morte de peixes invertebrados e destruindo a cadeia alimentar deste ecossistema em questão.

Para melhor exemplificar a importância do DQO, hoje 20% de nossa atmosfera é constituída de oxigênio este número é considerado enorme quando comparado ao ambiente da água onde apenas 0,0008% deste é constituído por oxigênio.

Escrito por

Mérieux NutriSciences

Como parte do Institut Mérieux, a Mérieux NutriSciences é um dos maiores grupos de laboratórios do mundo e se dedica a proteger a saúde dos consumidores, oferecendo uma vasta gama de serviços de análises laboratoriais às empresas e indústrias.

Receba nossas novidades