Consciência e Proteção: Dia Nacional de Defesa da Fauna
Hoje é comemorado o Dia Nacional de Defesa da Fauna, data criada para lembrar e conscientizar a todos da necessidade de proteção de nossa fauna e dos ecossistemas naturais que as abrigam.
22set2020
Hoje é comemorado o Dia Nacional de Defesa da Fauna, data criada para lembrar e conscientizar a todos da necessidade de proteção de nossa fauna e dos ecossistemas naturais que as abrigam.
Quando pensamos em defesa da fauna é comum que nossa atenção seja voltada, imediatamente, para a fauna terrestre e sistemas florestais onde habitam, claro, esses são extremamente relevantes sua proteção, porém, os ecossistemas aquáticos, límnicos e marinhos são também parte fundamental desta questão, abrigando uma rica fauna que possui papel central no meio ambiente e a vida humana.
Tanto isso que a preservação do equilíbrio natural das comunidades aquáticas está prevista em Lei, a Resolução Conama 357/2005 estabelece o padrão ambiental necessário para os corpos de águas doce, salinas e salobra, define que ambientes enquadrados como Classe Especial e Classe I, devem atender a este requisito.
Ferramentas de defesa adequada da fauna aquática muitas vezes estão mais próximas do que imaginamos, uma vez que ensaios laboratoriais e a adequada avaliação de métricas oriundas destes dados, definidas em estudos de impacto ambientais, licenças de instalação e operação de empreendimentos, e atendimentos à legislação de qualidade da água, possuem esta finalidade.
Por exemplo, o levantamento e monitoramento da biodiversidade de um dado local nos ensaios de zooplâncton, ictioplâncton e ictiofauna, macroinvertebrados bentônicos são exemplos de dados relevantes nesta questão, além disso, a execução de ensaios ecotoxicológicos com organismos representativos no atendimento aos padrões de lançamentos de efluentes e o uso destes dados para subsidiar investimentos dentro de métricas de redução e controle de poluição, também é uma importante ferramenta para proteção da fauna aquática.
Voltando para a fauna terrestre, não podemos deixar de citar que o uso e ocupação do solo em bacias hidrográficas e a preservação de ecossistemas naturais, com medidas para redução de desmatamento e prevenção de queimadas, são temas mais do que atuais, necessários e centrais para defesa da fauna.
Neste cenário, a ferramenta essencial é o conhecimento e a divulgação de informações corretas. Para isso, busque sempre consultar empresas, instituições e pessoas especializadas no assunto. A partir disso é possível se engajar em diversas ações de preservação e defesa da fauna.
E você o que tem feito e como tem se informado para defesa de nossa fauna?