Análises de Ar Ambiente e Materiais Particulados

Para identificar e quantificar a presença de material particulado no ar, nocivo ou não à saúde, é preciso realizar análise de ar ambiente. 

Análise de ar ambiente é aquela feita por meio da coleta de amostras de ar em espaços internos ou externos. Sejam funcionários de algum empreendimento, postos de gasolina, ou moradores de algum condomínio, as pessoas normalmente estão expostas ao ar.

A amostragem pode ser feita por meio do uso de tedlar bag ou canisters, no método TO-15. O Canister obtém baixíssimos limites de quantificação. Em outras palavras, as concentrações dos compostos encontrados nestes tipos de amostra, comumente são igualmente baixos. 

No método de TO-15 não são analisados micro organismos. O que encontramos nas análises são materiais particulados, como por exemplo hidrocarbonetos – pertencentes a faixas de carbono e alifáticos e aromáticos.

Vale destacar que, em efluentes atmosféricos podem ser encontrados vapores ácidos ou básicos, ou até mesmo vapores de metais pesados e substâncias tóxicas carcinogênicas. Essas normalmente não são encontradas em amostras de ar ambiente.

Ar Ambiente – Análise pelo método TO 15

Desenvolvido nos Estados Unidos, o método TO-15 é usado nas análises de VOC – Compostos Orgânicos Voláteis. As análises são feitas com a coleta de ar ambiente em espaços fechados, climatizados ou não, e também em poços de monitoramento de solo. A proporção relativa de alifáticos, por exemplo, em vapores, varia parcialmente de acordo com a fonte de contaminação.

O licenciamento ambiental não é um sinal de que está na hora de fazer uma análise. É uma diretriz. Ou seja, um dos documentos solicitados para o licenciamento, é o laudo técnico de uma análise ambiental. Mas, existem sinais de que é preciso solicitar uma análise dessa natureza. Gatilhos como odores, manchas nas paredes, coloração da água, dureza do solo e até mesmo condutividade elétrica em um poço, são alguns exemplos.

São analisados ainda VOC e SVOC, ou seja, Compostos Orgânicos Voláteis e Semivoláteis. Em outras palavras, componentes químicos comuns em materiais do dia-a-dia. Sendo esses materiais sintéticos ou naturais.

As análises de ar ambiente podem ajudar por exemplo no monitoramento de potabilidade de águas subterrâneas. O último relatório da CETESB apresentou dados que detectaram desconformidades nos parâmetros aceitáveis nas concentrações de nitrato e crômio, do SAB – Sistema Aquífero Bauru. 

Assim, as análises de Ar Ambiente em poços, alimentados por águas subterrâneas, conseguem identificar se o patógeno contaminante chegou até o poço ou não.

O que pode ser encontrado nas análises de TO15 

Segundo Santos, no caso das análises de TO-15, é comum serem encontrados compostos como clorofórmio, PCE (tetracloroetileno), TCE (tricloroetileno), gases e outras substâncias tóxicas em altas concentrações nas amostras. Neste caso, cabe à consultoria ambiental fazer a remediação e o gerenciamento ambiental consistente com cada caso.

A resolução 420 do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, estabelece os critérios quanto à qualidade do solo com valores orientadores que caracterizam ou não uma contaminação em decorrência de atividades antrópicas.

Magnésio, cloreto, nitrato, fluoreto, ferro e cálcio também podem caracterizar contaminação, caso não estejam dentro dos parâmetros dos órgãos reguladores. Outras substâncias químicas presentes no solo podem ser encontradas em uma análise de ar ambiente.

As análises de TO15 realizadas por meio das amostras coletadas, seja em poços ou em um ambiente climatizado, apresentam resultados altamente precisos quando comparados aos outros tipos de amostragem que existem.

Como são feitas as análises?

Para atender comércios e empresas do setor ambiental, os laboratórios da Mérieux NutriSciences contam com equipamentos de última geração. Para a coleta de amostra de ar ambiente, por exemplo, é usado o Canister ou o Bottle Vac, ou ainda o tedlar bag.

Em um momento de coleta alguns cuidados precisam ser tomados. Em suma, se há risco de inalar o gás, vapores ou material particulado, é indicado a coleta de amostra do solo. Neste procedimento a medição e análise dos patógenos são feitas com base no gás do solo intersticial.

Na amostra são avaliadas algumas variáveis, como por exemplo propriedades físico-químicas do gás do solo. Além disso, algumas outras características do solo, técnicas e até mesmo as condições climáticas na hora da coleta são levadas em conta.

O método Cânister é indicado quando a amostra apresenta compostos orgânicos voláteis em concentrações menores que 5 ppm. Os canisters são preparados e analisados por GC/MS – Cromatografia de Gás/Espectometria de Massas. O prazo de validade da amostra, lembrando que estamos falando de ar ambiente, chega até 30 dias sem perda de padrões. Atenção, essa validade é quanto a amostra. Não tem nada a ver com validade de laudo. 

As análises ambientais realizadas pela Mérieux NutriSciences são acreditadas pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação. Além disso, o laboratório segue a ISO 17025/05. Esses dois pontos garantem a acreditação do laudo emitido pelos laboratórios.

A coleta não exige equipamentos elétricos ou bombas, porém precisa do equipamento já mencionado e com a calibração dentro dos padrões determinados pelas normas regulamentadoras.

Investimentos

Para realizar qualquer análise ambiental é fundamental ter recursos técnicos e financeiros. Além de tempo hábil para realizar a análise e claro, acreditação pelos órgãos competentes para que o laudo tenha valor legal.

As análises de TO – Tóxicos Orgânicos impulsionou o investimento em novos equipamentos por parte da Mérieux NutriSciences que incluiu um detector FID. Entre uma das usabilidades do instrumento científico está a medição da corrente de gás.

Por fim, entendemos a gestão ambiental com olhar amplo e diverso para a solicitação de análises ambientais. Por isso, seguimos investindo para promover novas análises de maneira ainda mais completa.

Escrito por

Mérieux NutriSciences

Como parte do Institut Mérieux, a Mérieux NutriSciences é um dos maiores grupos de laboratórios do mundo e se dedica a proteger a saúde dos consumidores, oferecendo uma vasta gama de serviços de análises laboratoriais às empresas e indústrias.

Receba nossas novidades