Análises ambientais – ISO 17025 – Unidade de Fortaleza – CE recebe acreditação

Recentemente a unidade da Mérieux NutriSciences de Fortaleza recebeu a acreditação na Norma ABNT NBR ISO/IEC ISO 17025:2017 e o que isso significa?

Significa que a Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO ou como dizemos em nosso dia a dia a CGCRE, avaliou e reconheceu a competência do laboratório no que diz respeito ao atendimento aos requisitos estabelecidos na norma.

Quando fazemos referência à acreditação de um laboratório é necessário lembrar também que uma organização não é somente acreditada e sim, acreditada para um escopo, que nada mais é que uma representação de todos os ensaios e amostragens reconhecidos pela CGCRE para aquele laboratório.

“Quando a CGCRE concede a acreditação de um laboratório, ela acredita o local para realizar ensaios e amostragens, não se trata de um setor”, explicou Rafaela Barros, Coordenadora da Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Mérieux NutriSciences.

Cabe a cada laboratório determinar quais áreas irá atuar bem como quais ensaios e amostragens serão realizados dentro desse contexto, como por exemplo, a Mérieux NutriSciences de Fortaleza possui escopo acreditado na área de Meio Ambiente (Análises Ambientais) e Saúde Humana. 

Para ilustrar numericamente o significado e importância do escopo, no interior de São Paulo na cidade de Piracicaba fica localizada a matriz da Mérieux NutriSciences onde, são mais de 60 páginas de ensaios e amostragens acreditadas enquanto, a unidade de Fortaleza, possui 05. Essa diferença se dá de acordo com o tamanho e capacidade de serviços que o laboratório realiza. No caso da unidade de Piracicaba, por exemplo, o escopo é maior por atender demandas de fora do estado e ensaios de maior complexidade.

Conhecendo um pouco sobre a ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017

A ISO 17025:2017 possui em sua estrutura 8 requisitos principais e mais de 30 secundários e o laboratório que deseja se acreditar deve obrigatoriamente atender a todos eles. Ela determina quais requisitos devem ser atendidos, porém não como fazer cada um deles, ficando assim a cargo do laboratório definir suas políticas, procedimentos e aplicar em sua rotina.

Dentro do contexto da norma existem alguns aspectos adicionais necessitam de normas complementares para que o atendimento seja considerado conforme, como por exemplo, a NIT-DICLA-057 que aborda sobre a acreditação na amostragem ou a NIT-DICLA-031, por exemplo que regulamenta as regras da acreditação e ainda a NIT-DICLA-026, que regulamenta os Ensaios de Proficiência e uma extremamente importante, para uso do símbolo da acreditação da CGCRE deve ser seguido a NIE-CGCRE 009, enfim trata-se de uma cadeia de ações que o laboratório precisa garantir o cumprimento para que mantenha sua acreditação vigente.

Apesar da acreditação não ter prazo de renovação há um acompanhamento pela CGCRE a cada dois anos para reavaliar se o laboratório mantém sua competência no atendimento aos requisitos estabelecidos. O laboratório que se mantiver cumprindo está sujeito a ter seu processo suspenso ou cancelado.

Análises ambientais – ISO 17025:2017 para ensaios químicos, biológicos, amostragem para meio ambiente e saúde humana

O nosso país conta com diversas legislações que determinam padrões de qualidade, como por exemplo a quantidade máxima de metais para o lançamento de uma água residual (efluente) em um corpo hídrico ou o limite de microrganismos (bactérias) em uma água para consumo humano sendo esse o objetivo do escopo acreditado da unidade de Fortaleza 

Para uma melhor compreensão da abrangência dentro do escopo da acreditação da unidade de Fortaleza, o laboratório pode realizar ensaios nas matrizes de água bruta, tratada, água para consumo humano, água salina, salobra e residual bem como amostragem em rios, mar, lagos, ETE, represas, poços de monitoramento, sistemas alternativos de abastecimento público, entre outros.

Assim como para o meio ambiente, o laboratório de Fortaleza também possui em seu escopo a área de saúde humana, nesse contexto a acreditação da unidade de Fortaleza é específica para realizar ensaios e amostragens em água para hemodiálise e diálise:

“…amostragem em sistemas de tratamento de água purificada (água pré-osmose, pós-osmose, loop, máquinas de hemodiálise, reuso, pós deionizador, pós destilador, reservatório) dialisato.”*

Curiosidades e Aspectos Importantes

Você sabia que a ABNT NBR ISO/IEC ISO 17025:2017 também reconhece a competência de laboratórios que realizam calibração? Pois é, enquanto os laboratórios de ensaios pertencem ao RBLE – Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio que é a área da Mérieux NutriSciences, os laboratórios de calibração pertencem à RBC – Rede Brasileira de Calibração.

“Nossos laboratórios não realizam calibração. Nós nos acreditamos na mesma norma, só que em áreas separadas. Aqui na Mérieux nós fazemos somente ensaios e amostragens. Porém, contratamos um laboratório acreditado na 17025, na área de calibração, para fazer a calibração dos nossos equipamentos.”, comentou Rafaela.

Segundo a coordenadora da Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Mérieux NutriSciences, este é mais um padrão de garantia dos resultados entregue aos clientes.

Outro aspecto importante abordado na rotina do laboratório é a garantia da validade dos resultados e, uma das formas de se avaliar isso é através dos chamados ensaios de proficiência. 

Como funciona? Um laboratório independente prepara uma amostra com uma concentração conhecida de um determinado ensaio e envia para a Mérieux, que por sua vez faz o ensaio e reporta o resultado obtido, esse é comparado frente ao resultado esperado e a Mérieux recebe sua avaliação que deve ser positiva.

Curiosidades e Aspectos Importantes das Análises ambientais – ISO 17025

Análises Ambientais ISO 17025

Vale lembrar também que o órgão ambiental do estado do Ceará ainda não exige que o laboratório seja acreditado e apesar da não obrigatoriedade legal da acreditação a Mérieux NutriSciences entende a importância de aplicar todos os conceitos em sua estrutura. 

Espero que tenham gostado do conteúdo e para qualquer dúvida é só entrar em contato com a nossa equipe! 

Para conhecer o escopo detalhado da acreditação de fortaleza, clique aqui.

Escrito por

Mérieux NutriSciences

Como parte do Institut Mérieux, a Mérieux NutriSciences é um dos maiores grupos de laboratórios do mundo e se dedica a proteger a saúde dos consumidores, oferecendo uma vasta gama de serviços de análises laboratoriais às empresas e indústrias.

Receba nossas novidades