Análise de Água Doce Superficial

As águas superficiais são aquelas que não penetram no solo, ou seja, são rios, lagoas, riachos e até mesmo córregos.

As águas superficiais são aquelas que não penetram no solo, ou seja, são rios, lagoas, riachos e até mesmo córregos. O monitoramento desta matriz torna-se muito importante principalmente para se conhecer a qualidade dessas águas, visto que são consideradas uma das principais fontes de água potável do planeta.

Atualmente a CONAMA 357 de 17 de março de 2005 é a legislação que dispõe sobre o enquadramento e classificação dos corpos d’água e estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes.

Para água doce superficial existem algumas classificações sendo elas:

“II – classe 1: águas que podem ser destinadas: a) ao abastecimento para consumo humano, após tratamento simplificado; b) à proteção das comunidades aquáticas; c) à recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho, conforme Resolução CONAMA no 274, de 2000; d) à irrigação de hortaliças que são consumidas cruas e de frutas que se desenvolvam rentes ao solo e que sejam ingeridas cruas sem remoção de película; e e) à proteção das comunidades aquáticas em Terras Indígenas.

III – classe 2: águas que podem ser destinadas: a) ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional; b) à proteção das comunidades aquáticas; c) à recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho, conforme Resolução CONAMA no 274, de 2000; d) à irrigação de hortaliças, plantas frutíferas e de parques, jardins, campos de esporte e lazer, com os quais o público possa vir a ter contato direto; e e) à aqüicultura e à atividade de pesca.

IV – classe 3: águas que podem ser destinadas: a) ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional ou avançado; b) à irrigação de culturas arbóreas, cerealíferas e forrageiras; c) à pesca amadora; d) à recreação de contato secundário; e e) à dessedentação de animais.

 V – classe 4: águas que podem ser destinadas: a) à navegação; e b) à harmonia paisagística”.

Escrito por

Mérieux NutriSciences

Como parte do Institut Mérieux, a Mérieux NutriSciences é um dos maiores grupos de laboratórios do mundo e se dedica a proteger a saúde dos consumidores, oferecendo uma vasta gama de serviços de análises laboratoriais às empresas e indústrias.

Receba nossas novidades