Acreditação em laudos ambientais – Por que é tão importante?

A acreditação em laudos ambientais é a garantia de que o mesmo será aceito pela fiscalização ou órgão regulador.

Para um laudo ser acreditado tanto o laboratório quanto a amostra devem ter este parâmetro de acreditação. Para tal é preciso seguir algumas normas como por exemplo a ISO 17025, a ISO 9001, entre outras regulamentações específicas. O INMETRO é o instituto que certifica o laboratório a ISO 17025 e assim, validar a confiabilidade das atividade laboratoriais.

Quando o laboratório não é acreditado, ou seja, não tem a certificação ISO 17025, as chances de entregar resultados com análises erradas são altas. Além disso, a empresa que contrata o serviço de laboratórios não acreditados, corre o risco de ter o laudo não aceito ou contestado em uma situação de fiscalização. A certificação ISO 17025 é atualizada a cada 2 anos.

Acreditação em laudos ambientais

A análise ambiental da água, em suas mais diversas possibilidades, do solo ou do ar, é o estudo feito em laboratório. Por meio de amostras são avaliados parâmetros variados de contaminantes e, após esse estudo/análise, o laudo técnico é emitido.

Na Mérieux NutriSciences as análises são feitas por profissionais altamente capacitados e tecnologia de ponta. Tanto o laboratório quanto as amostras, quando coletada pelos técnicos da empresa, são acreditadas e apresentam resultados fidedignos para a emissão do laudo; também acreditado pelos órgãos competentes.

Como já comentado, a acreditação tanto do laboratório quanto da amostra está relacionada ao determinante de veracidade e confiabilidade de ambos. A análise de efluentes, por exemplo, é uma necessidade comum da indústria que, caso não apresente um laudo acreditado, por um laboratório também acreditado, pode ter como consequência penas judiciais severas.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, em sua resolução 430/11, regulamenta que, qualquer fonte poluidora que gera efluente, só pode lançá-lo ao meio ambiente caso o mesmo esteja dentro dos padrões aceitáveis para minimizar os impactos; esses padrões estão definidos na resolução. Tanto o CONAMA quanto a CETESB não aceitam laudos assinados por laboratórios não acreditados.

ISO 17025 e ISO 9001 – entenda a diferença

A diferença básica entre a ISO 17025 e a ISO 9001 não é hierárquica. Ambas estão é pé de igualdade quanto a questão de nível de importância por atuarem em diferentes frentes que se complementam.

Em resumo, a ISO 9001 é uma norma técnica para estabelecer regras e padrões ligados à gestão da qualidade. Com panorama amplo, a norma organiza a aplicabilidade da gestão da qualidade nos mais diversos tipos de negócios ou organizações. Prédios públicos, escolas, hospitais, comércio, indústrias e empresas.

Focada em traçar parâmetros e normativas ligadas aos ensaios e calibração laboratoriais, a ISO 17025 confere e atesta aos laboratórios, veracidade de competência para emitir laudos acreditados; certificado de calibração e ensaio.

Para um laboratório receber a certificação ISO 17025 é preciso seguir alguns parâmetros, como por exmeplo:

  • Ter os padrões de identificação e preservação de amostras,
  • Garantir confiabilidade de dados e informações dos clientes,
  • Estabelecer bom relacionamento com os atores internos e externos
  • Tudo documentado dentro do padrão ISO 

Considerada quase que um organismo vivo, devido a necessidade de constante revisão para se manter atualizada aos padrões cada vez mais precisos da realidade laboratorial, a ISO 17025 tem ampliado sua área de atuação; sendo um desafio acompanhar as mudanças

Para a Mérieux NutriSciences manter a certificação que garante autoridade e credibilidade junto aos seus clientes, bem como assegurar o respeito dos órgãos reguladores e fiscalizadores, é uma premissa que faz com que a empresa esteja sempre atenta às novas atualizações das normas.

Escrito por

Mérieux NutriSciences

Como parte do Institut Mérieux, a Mérieux NutriSciences é um dos maiores grupos de laboratórios do mundo e se dedica a proteger a saúde dos consumidores, oferecendo uma vasta gama de serviços de análises laboratoriais às empresas e indústrias.

Receba nossas novidades